O Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, pediu evitar os enfrentamentos em torno da construção ou não de uma mesquita perto da Zona Zero (Ground Zero) de Manhattan, onde estiveram as Torres Gêmeas destruídas em 2001.

"Acredito que nós necessitamos não estar enfrentados, mas tomar distância e ver as coisas através de um olhar cordial. Não necessitamos de protestas,mas ser promotores de diálogo e civismo", expressou o Prelado.

Dom Dolan manteve uma reunião com o governador de Nova Iorque, David Paterson. Logo do encontro, o Arcebispo expressou o temor de que os enfrentamentos façam que os nova-iorquinos percam seus valores de tolerância e unidade.

"Só estamos um pouco atemorizados que estes nobres valores pudessem estar um pouco em risco pela forma em que se está dando a conversação e o debate sobre o lugar da mesquita", indicou.

O projeto de construção de um centro cultural, que inclui a edificação de uma mesquita, gerou divisão entre os americanos.

Recentemente, Dom Dolan se ofereceu para mediar nas conversações entre aqueles que apóiam e os que se opõem ao projeto. "Minhas orações são para que aquilo que se converteu em algo que divide se converta em uma ocasião para o debate civil, racional, acolhedor e respeitoso", expressou o Prelado.