A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude concluiu a sua peregrinação em território português, sendo recebida em Lisboa antes de ser entregue a responsáveis da pastoral juvenil de Madrid, depois de uma peregrinação por 16 dioceses nacionais. A próxima parada da Cruz será o Santuário Mariano de Lourdes, na França.

O padre Carlos Gonçalves, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lisboa (SDPJL), que acompanha esta entrega, considera que foi “uma aposta ganha, já que havia muitos jovens que nunca tinha estado junto à Cruz, nem sabiam o que era”.
“Tratou-se assim, de uma grande publicidade para as Jornadas Mundiais da Juventude”, completa o sacerdote diretor do SDPJL. Milhares de pessoas puderam ver, tocar e rezar junto da Cruz, durante os dias em que ela percorreu o país assinala a agência Ecclesia em sua nota de imprensa.

O padre Carlos Gonçalves espera agora que o símbolo tenha servido para “despertar o dinamismo da Pastoral Juvenil”. A Cruz poderá ter contribuído para uma ligação maior à Igreja, por parte de muitos jovens que andam afastados. Depois, “as histórias pessoais que cada um tem com Deus ditarão o resto” refere o sacerdote à Agência Ecclesia do episcopado português.

O símbolo agora vai continuar a sua peregrinação europeia, convocando jovens para a Jornada Mundial da Juventude 2011, que se irá realizar entre 16 e 21 de Agosto, na capital espanhola.
A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) procurou motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, dado que esta e o ícone mariano, o mais importante de Roma, são os objetos materiais que melhor recordam esta iniciativa do falecido Papa João Paulo, continuada por Bento XVI que em Madrid terá sua vigésima quarta edição.

O padre Pablo Lima, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), defendeu, a respeito desta peregrinação, que “num tempo em que, na Europa, as pessoas querem esconder o cristianismo e pretendem retirar os crucifixos dos espaços públicos, é uma sadia provocação que esta Cruz, de dimensões tão generosas, esteja a atravessar os caminhos de Portugal”.
O próximo ponto de paragem para a Cruz das Jornadas será o Santuário de Lourdes, em França.