Na Missa de clausura do Congresso Eucarístico e Mariano celebrado na cidade de Piura no norte do Peru, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, recordou que Santa Maria sempre convida todos à conversão a Cristo, à santidade cotidiana, e ressaltou o importante papel da mulher na sociedade e na Igreja.

Em presença do presidente da República, Alan García e demais autoridades civis e militares da região, ante um estádio Miguel Grau totalmente repleto, o Cardeal Primaz do Peru recordou que a Mãe de Deus "não abandona sua missão Co-redentora, continua intercedendo para nossa salvação eterna. Ela é advogada, é mediadora, em uma palavra é Mãe".

Ao descrever o amor imenso que Maria tem por todos e ao celebrar o dia em que Ela assunta ao céu, o Cardeal Cipriani rendeu uma homenagem a todas as mulheres ressaltando a dignidade que Deus lhes deu: "A mulher é tão necessária na vida da humanidade: a mulher com sua beleza, com seu gênio feminino, com sua fortaleza, com seu agudez, é um grande dom para a humanidade", disse.

Maria, explicou o Cardeal, convida todos à conversão: "todos os dias devemos pedir a ela que nos leve a Jesus, que nos ajude a nos tirar esses pensamentos, aqueles desejos que nos complicam a vida. Todos necessitamos uma atitude de conversão, em nossa vida pessoal e em nossa vida social", indicou.

Finalmente o purpurado recordou que a tarefa da Igreja deve ser cumprida por todos os seus membros: "se não aprofundarmos, se não lhe dermos deste alimento à juventude veremos que a Igreja perderá sua identidade", alertou.

Por outro lado, o Núncio Apostólico no Peru, Dom Bruno Musaró, repartiu a bênção apostólica enviada pelo Papa Bento XVI a todos os participantes do Congresso Eucarístico e Mariano. Nela o Papa reza para que este importante evento dê abundantes frutos de santidade.

50 mil pessoas em procissão eucarística

Logo depois da Missa, o Cardeal Cipriani, acompanhado de Dom José Antonio Eguren, Arcebispo de Piura e outros bispos peruanos, presidiram uma multitudinária procissão eucarística em que participaram 50 mil pessoas pelas ruas da cidade.

Durante o percurso da Procissão Eucarística os fiéis manifestaram seu amor ao Jesus Sacramentado através de cantos e orações, e um verdadeiro recolhimento ao manter a ordem durante todo o percurso que concluiu na Catedral de Piura.