O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) anunciou este fim de semana que no próximo mês de outubro será realizada uma conferência de três dias para os meios católicos, na qual se aprofundará, entre outros temas, na maneira de cobrir as controvérsias ao interior da Igreja.

O L’Osservatore Romano deu a conhecer que entre os dias 4 a 7 de outubro este evento também se avocará à tarefa da comparação entre os meios católicos tradicionais e os novos. Conforme indica o site Web do PCCS, cada dia terá um tema em particular.

O painel do primeiro dia e os trabalhos em grupos separados tratarão os desafios e oportunidades para a imprensa católica hoje em dia. Em 5 de outubro, logo depois de que na manhã revisar a contribuição dos meios católicos ao debate público, a cultura da vida e eclesiástica, os participantes conversarão sobre os modos de cobrir as controvérsias na Igreja.

Seguidamente um painel composto por um blogger, um porta-voz da Igreja um teólogo, um sociólogo e um jornalista secular tratarão o tema "Comunhão eclesiástica e controvérsias. Liberdade de expressão e a Verdade da Igreja".

Para o 6 de outubro o tema será a questão econômica, os desafios jornalísticos, a interatividade, a linguagem e a questão digital dos novos meios. Também analisarão casos bem-sucedidos dos meios católicos e as distintas formas de colaboração.

O último dia, o 7 de outubro, estará dedicado aos resultados e às conclusões.