Cerca de 250 pessoas da Canção Nova, entre missionários e alunos do Projeto Geração Nova (PROGEN), umas das obras sociais da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, com sede em Cachoeira Paulista (SP), participarão neste sábado (14), da 11ª Romaria Salesiana promovida pela Família Salesiana Inspetoria de São Paulo. Os participantes, se reunirão no Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora e, em procissão, seguirão para a Basílica de Aparecida onde haverá Celebração Eucarística ao meio-dia. A Comunidade Canção Nova foi admitida oficialmente pelo Conselho Geral dos Salesianos em Roma, no dia 21 de janeiro de 2009.

A TV Canção Nova transmitirá, ao vivo, a Santa Missa que será presidida pelo Bispo da Região Sé de São Paulo (SP), Dom Tarcísio Scaramussa, com a participação de várias autoridades religiosas como o arcebispo metropolitano de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis e o fundador da comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

Um pouco de história sobre a Família Salesiana

São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, fundou a organização internacional dos salesianos, que está presente, atualmente, em 128 países. Em 2008, no dia 25 de março, os membros do XXVI Capítulo Geral reelegeram padre Pascual como reitor-mor dos salesianos para um período de seis anos. Ele é o 9º Sucessor de Dom Bosco e foi eleito pela primeira vez em 3 de Abril de 2002, durante o XXV Capítulo Geral, sucedendo ao padre Juan E. Vecchi, falecido no mês de janeiro desse mesmo ano.

Dom Bosco iniciou não só a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), mas também o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a Associação dos Cooperadores Salesianos.

Incluindo estes e outros que surgiram em diversas partes do mundo, a Família Salesiana compreende hoje 27 grupos, oficialmente reconhecidos, que vivem em comunhão recíproca a missão iniciada pelo santo, a partir de seus carismas específicos.