A Igreja na Colômbia deplorou o atentado terrorista ocorrido nos subúrbios do edifício da Rádio Caracol na capital Bogotá, que deixou 18 pessoas feridas e abundantes danos materiais. Deste modo reiterou seu chamado aos autores a deixar a violência e assumir o diálogo para caminhar rumo à paz.

Às 5:30 da manhã de hoje um automóvel com 50 quilogramas de explosivo causou um estouro afetando o edifício onde se encontra a Rádio Caracol. Para esta emissora as FARC estariam atrás do atentado. Até o momento a polícia local, que cercou o lugar para as investigações respectivas, deteve cinco suspeitos.

No dia em que na Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) foi lançada a Semana pela Paz 2010 que se realizará em setembro, o Secretário Geral deste organismo, Dom Juan Vicente Córdoba Villota, disse que os autores do ato não parecem querer a paz e os convidou a mudar o coração.

"Nós os convidamos a trocarem corações de pedra por corações de carne; um coração de ódio por coração de amor; a trocarem seus corações de violência por corações de perdão, reconciliação e reparação", disse o Prelado.

Por sua parte o Diretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social, Dom Héctor Fabio Henao Gaviria, assegurou que este atentado é "um ato de terror" que busca "criar um efeito na população, mas fundamentalmente golpeiam e questionam a capacidade de muitos setores de avançar na via do diálogo. O que acreditam é que estes fatos devem fortalecer e ser um desafio para construir de maneira estável e permanente uma decisão de paz e diálogo".

"Através do diálogo e da palavra é que se resolvem as diferenças, não através de gestos de terror", acrescentou, em declarações à imprensa.

Por sua parte o Secretário Geral da Comissão de Conciliação Nacional (CCN), o Pe. Darío Echeverri González, afirmou que "é algo triste e desconcertante, mas que deve converter-se em um incentivo, em um estímulo para os que estamos convencidos de que a empresa da paz é mais produtiva".

"Demos nosso apoio mais decidido contra aqueles que pensam que o mais produtivo é o caminho da violência e da guerra", acrescentou.

O Secretário Geral da CCN convidou os colombianos a mobilizarem-se pela paz, de maneira que "o país sinta que os que somos da equipe da paz somos maioria. Acredito que isso é muito efetivo".