Em um artigo intitulado “Igreja e Imprensa”, o Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom. Sinésio Bohn, ressaltou o papel dos meios de comunicação na sociedade e recordou que devem estar “sempre orientados para o bem comum”.

O Prelado explicou que “hoje seria inimaginável um mundo sem imprensa. O Vaticano mesmo tem uma publicação que difunde as orientações do Papa e notícias do mundo católico. É semanal, editado nas principais línguas, seu nome: L’Osservatore Romano”.

“Durante a Segunda guerra mundial era lido pelos dois lados do conflito, pois tinha fama de informar os fatos de forma objetiva”, afirmou o Bispo e recordou também que “o Concílio Vaticano II deu um forte estímulo à participação da Igreja no mundo das comunicações com um decreto sobre os meios de comunicação social”.

“Em resumo, o Concílio exortou a usar os meios de modo que ‘conservem a terra e iluminem o mundo, como a luz e o sal’. Sempre orientados ao bem comum da sociedade humana”, acrescentou o Prelado.

“O Brasil católico conta com seis canais de televisão, 122 emissoras de rádio, 50 jornais e 300 boletins diocesanos. A diocese de Santa Cruz do Sul tem seus principais esforços orientados à inserção nos meios de comunicação social da sociedade”, expressou o Bispo e concluiu dizendo que “a abertura de proprietários e profissionais e o diálogo fluem naturalmente na tradição comunitária. Invocamos para todos a bênção de Deus!”.