Os Bispos de Cuba anunciaram que o Papa Bento XVI outorgou indulgência plenária aos fiéis que com devoção participem da peregrinação da Virgem Peregrina, que percorrerá o país com motivo dos 400 anos da aparição da imagem da Virgem da Caridade do Cobre.

Em uma mensagem difundida pela página web do Episcopado cubano, os bispos recordaram que em 2012 se cumprem quatro séculos da aparição na Baía do Nipe de uma imagem da Virgem Maria, que flutuava sobre as águas em uma placa onde se lia "Eu sou a Virgem da Caridade".

Esta imagem, acolhida com amor, "foi levada até a gruta de Barajagua e seguindo o Caminho Real chegou às minas do Cobre onde os habitantes a receberam com profunda alegria e veneração. Desde essa remota data sua presença nos acompanhou sempre".

Por isso, indicaram, no último 8 de agosto teve início a peregrinação da imagem da Virgem da Caridade que é venerada na paróquia de Santo Tomás Apóstolo em Santiago de Cuba.

Com respeito às indulgências, os bispos explicaram que poderão ser recebidas pelos fiéis que cumprindo "as condições usuais (Confissão sacramental, Comunhão Eucarística e oração pelas intenções do Supremo Pontífice)", participem devotamente de alguma celebração ou exercício piedoso ante a imagem da Virgem Peregrina solenemente exposta ou, se estão impedidos, unam-se espiritualmente em presença de alguma imagem da Bem-aventurada Virgem Maria àqueles que estão participando da peregrinação.

Os bispos recordaram a importância desta devoção Mariana na história de Cuba e por isso convidaram os cubanos, de dentro e fora da ilha, a imitar o exemplo de Maria, a primeira discípula de Cristo.

"Convidamos todo o nosso povo a receber e a celebrar com alegria o passo da nossa Padroeira a Virgem da Caridade por nossos caminhos, ruas e praças pois ‘a Virgem da Caridade é nossa, sejamos fiéis crentes ou não, católicos ou protestantes ou tenhamos uma devoção popular mais ou menos sincrética’, pois através Dela experimentamos a presença de Deus e seu amor misericordioso para conosco", expressaram.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: