Uma pesquisa realizada pela Univison e a Associated Press revelou que a maioria dos latinos nos Estados Unidos se declaram católicos, estão a favor de proteger os não-nascidos ante o aborto e defendem o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher.

Segundo a sondagem, 62 por cento dos latinos professa o Catolicismo, 10 por cento se declara cristão e 8 por cento protestante. Por outro lado, 11 por cento dos pesquisados disseram não pertencer a nenhuma religião.

O 35 por cento dos latinos pesquisados assiste ao menos uma vez à semana a serviços religiosos; 14 por cento o faz uma ou duas vezes ao mês, 20 por cento assiste poucas vezes ao ano e 13 por cento não participa dos serviços.

Em relação à bíblia, 47 por cento dos latinos considera que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus e acredita em uma interpretação literal da Bíblia; 36 por cento acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus mas distingue que não todo o escrito deve ser tomado literalmente. Para 12 por cento a Bíblia é um livro escrito por homens e não é a Palavra de Deus.

A festividade religiosa de maior participação entre os católicos latinos é a Semana Santa, com 43 por cento; 26 por cento celebra o dia dos Reis Magos ; 24 por cento participa das ‘posadas’ (piedade típica do México celebrada antes do Natal) antes e 21 por cento do Natal como festa religiosa.

Sobre a vida e a família

Na pesquisa, 55 por cento dos latinos considera que o aborto é um ato ilegal. O 35 por cento deles está contra permitir o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo e 28 por cento está em desacordo de chamar matrimônio estas uniões mas apóia a possibilidade de que se legalizem sob algum tipo de união civil. Só 31 por cento está de acordo com as chamadas "bodas gay".

O estudo foi realizado entre em 11 de março e em 3 de junho pelo National Opinion Research Center da Universidade de Chicago. A amostra de famílias foi provida pelo The Nielsen Company e entrevistaram um total de 1.521 hispânicos em inglês e espanhol, principalmente por correio mas também por telefone e internet. A margem de erro da amostra é de mais ou menos 3,5 pontos percentuais.