Quase um ano depois da  derrocada do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, a situação no  país ainda está longe de se estabilizar, mas as vocações sacerdotais não param de surgir, segundo o Bispo de Hinche e novo Presidente da Conferência Episcopal Haitiana, Dom Louis Kébreau.

O Bispo informou em uma ligação telefônica com o departamento latino-americano da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), que em Cap-Haitien e em Porto Príncipe, registraram-se vários assassinatos. Dom. Kébreau acredita que os homicídios estão relacionados à atividade dos narcotraficantes que se aproveitam da corrupção generalizada e da extrema pobreza do país para usá-lo como elo no envio de droga aos Estados Unidos e Europa.

Nesta junta, o Prelado indicou que está muito comprometido com as vocações sacerdotais locais, necessitadas de adequada formação, para mudar a mentalidade das pessoas através da evangelização. Indicou também que o número de seminaristas está  aumentando e se espera que mais de 60 postulantes ingressem na seguinte promoção.

A AIN, que no ano de 2003 doou 700 mil euros para ajudar à Igreja no Haiti, considera  este país e  Cuba como prioridades, por tratar-se de lugares onde a Igreja é ameaçada e às vezes perseguida.