Milhares de mexicanos lotaram a Basílica de Maria Auxiliadora para receber as relíquias de Dom Bosco que chegaram ao país na quarta-feira 4 de agosto com motivo do Bicentenário do nascimento deste santo fundador dos Salesianos.

Conforme assinala o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a urna de 2,53 metros e 530 quilogramas de peso e que contém ossos do braço direito do Santo, chegou ao aeroporto de Toluca de onde foi transladada ao Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, na Colônia Anáhuac, um magnífico templo neo-gótico, que esteve totalmente abarrotado, devido à intensa chuva.

Em meio de oração e cantos, as relíquias chegaram e a urna foi sustentada por uma guindaste que ajudou a subi-la até o nível superior da escadaria para que pudesse ingressar no templo.

A recepção foi feita por Dom Víctor René Rodríguez Gómez, Secretário Geral do Episcopado Mexicano, e Dom Carlos Briseño Arch, Bispo Auxiliar da Arquidiocese da capital mexicana, assim como autoridades dos salesianos no México.

Em sua mensagem de boas-vindas, Dom Rodríguez se referiu ao exemplo de santidade de Dom Bosco e, como pedagogo, compreendeu que a forma necessária para educar "não era com golpes, a não ser com amizade, doçura e bondade".

"Com este ensinamento, a Família Salesiana se estendeu pelo mundo e chegou ao nosso país. Sacerdotes, religiosas, cooperadores, leigos e consagrados que atendem escolas de distintos níveis, universidades, escolas agrícolas, escola técnicas de distintas profissões, paróquias, oratórios e uma multidão de instituições ao serviço da juventude, especialmente a mais necessitada".

O Prelado agradeceu a Deus pela presença salesiana no México que formaram várias gerações de adolescentes e jovens.