O Bispo Auxiliar de Basiléia (Suíça), Dom Martin Gächter, em sua qualidade de Presidente do Coetus internationalis ministrantium que organiza a 10° peregrinação de coroinhas da Europa que reuniu a quase 60 mil deles este meio-dia na Praça de São Pedro, obsequiou um cachecol branco ao Papa Bento XVI que usou durante toda a audiência geral.

"Eu também fui coroinha", comentou o Santo Padre após receber o presente de mãos do Bispo suíço. Este cachecol foi tecido por deficientes que são atendidos pela Cáritas de Munique na Alemanha, como também confeccionaram as 45 mil de cor baunilha para os alemães, as verdes para os italianos, as amarelas para os austríacos, as negras para os suíços e assim sucessivamente até formar o "arco íris" das 17 nações que deram cor à Praça de São Pedro e a Via da Conciliação, em Roma.

Conforme informou o L’Osservatore Romano, também obsequiaram cachecóis semelhantes ao Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone e a todos outros bispos presentes entre os quais se encontrava Dom Robert Zollitsch, Presidente da Conferência Episcopal Alemã quem afirmou que "hoje todos podem ver que na Alemanha há uma Igreja jovem, muito viva".

"Ver assim tantos jovens entusiastas e conscientes nos dá confiança por uma nova força espiritual para enfrentar os desafios que temos por diante", acrescentou.