O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje um comunicado depois da realização da reunião anual da Fundação Populorum Progressio em Santo Domingo, República Dominicana, que nesta oportunidade revisou 230 projetos de ajuda para a América Latina e o Caribe, dos quais foram aprovados 186. No centro da assembléia esteve o tema da reconstrução do Haiti depois do devastador terremoto de 12 de janeiro.

O comunicado assinala que "durante a reunião, estudaram-se em profundidade os 230 projetos apresentados com o passar do ano 2010 por parte das dioceses da América Latina e o Caribe. Ao final deste estudo, aprovaram-se um total de 186 projetos, correspondentes a 20 países, por um valor de 2.091.500 US$, que serão financiados pela Conferência Episcopal Italiana, através do Comitê para as intervenções em favor do Terceiro Mundo, principal sustentador da Fundação".

Outros 10 projetos provenientes do Haiti serão financiados diretamente pelo Pontifício Conselho Cor Unum com os donativos recebidos para esta finalidade, explica o comunicado.

Depois de explicar que os projetos aprovados procuram proporcionar água potável a diversas populações, o texto indica que "o momento mais significativo deste ano, constituiu a visita que o Conselho em pleno realizou ao Haiti no dia 22 de julho. Prevista antes que acontecesse o sismo do passado janeiro, foi um momento para comprovar "in situ" (no local) as conseqüências do mesmo".

Na visita os bispos da fundação, que sempre dedicou parte de seu trabalho a ajudar ao Haiti, rezaram ante as tumbas do Arcebispo de Port au Prince, Dom Miot e do Vigário General, Dom Benoît, falecidos naquela ocasião; visitar as ruínas do Seminário maior e da Catedral da capital acompanhados pelo Núncio Apostólico Dom Bernardito Auza e o Administrador da Diocese, Dom Joseph Lafontant e celebrar a Santa Missa, presidida pelo Cardeal Sandoval, em um dos campos de acolhida da Igreja junto a um numeroso grupo de sacerdotes e fiéis, no qual foi lida a mensagem do Santo Padre à população do Haiti.