Para combater a crescente onda de roubos de arte sacra em Puebla, o Conselho Estatal de Segurança Pública do México desembolsou 700 mil pesos para a instalação de um sistema de câmaras de vigilância que resguarde a Catedral dessa cidade  e a Igreja de São José.

Luis Cuauhtémoc Hidalgo, representante do organismo governamental, precisou que consente do aumento de roubos de peças religiosas e perante o pedido das autoridades eclesiásticas, concordaram com a aquisição das câmaras.

Acrescentou que o sistema de circuito fechado, colocado em lugares estratégicos, funcionará as 24 horas do dia com pessoal capacitado e representarão um pagamento mensal mínimo para sua manutenção.

 Na Catedral de Puebla estão  localizadas 20 câmaras e na Igreja de São José um número menor. Em breve o mesmo sistema será implementado em outros templos.

O Arcebispo de Puebla,  Dom. Rosendo Huesca Pacheco,  reportou recentemente  que desde 1999 até a data foram furtadas mais de 500 peças de arte sacra, das quais uma mínima quantidade foram recuperadas pelas autoridades.