O Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar, assinalou a respeito da recém derrogada lei de imigração no Arizona (Estados Unidos), que tipifica como delito a entrada e residência dos imigrantes sem documentos, que se no caso de ter sido aprovada “a imagem daquele país conhecido como o mais democrático do mundo se veria comprometida".
“Esta não é só uma normativa anti-imigrantes, mas é absolutamente injusta em relação aos direitos das pessoas", assinalou o bispo.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, o Prelado afirmou que "todos estamos contra aquela lei”.
O Arcebispo de San Salvador disse que a normativa proposta no Arizona "criminaliza pessoas inocentes e isto não é possível em um país como os Estados Unidos, uma nação democrática. Impor uma lei deste tipo deixa mal a todo o país".

Do mesmo modo, Dom Escobar falou da proposta apresentada ao governo dos EUA pela Igreja no país para "realizar uma reforma integral da lei sobre os imigrantes, com o objetivo de encontrar uma solução para os 11 milhões de imigrantes irregulares".

Na semana passada, o Arcebispo salvadorenho anunciou que os bispos da América Central se reunirão em novembro para redigir uma petição em favor de uma reforma migratória nos Estados Unidos.