O Arcebispo de Barcelona (Espanha), Cardeal Lluís Martínez Sistach, anunciou o "Encontro Internacional de Oração pela Paz" que será celebrado de 3 a 5 de outubro na cidade, como caminho de "diálogo entre as religiões e de serviço a favor da paz".

O Cardeal assinalou que o encontro é um dos "acontecimentos religiosos de grande significado" para Barcelona este ano, junto com a visita do Papa Bento XVI para consagrar o Templo da Sagrada Família no dia 7 de novembro.

"Estes encontros têm a intenção de manter o chamado espírito de Assis que ficou de manifesto na jornada inter-religiosa de oração pela paz promovida por João Paulo II e celebrada na cidade de São Francisco, à qual assistiram cento e trinta responsáveis religiosos das Igrejas e comunidades cristãs e das principais religiões do mundo em uma data que se tornou histórica: o 27 de outubro de 1986", indicou.

O Cardeal Sistach assinalou que o evento, promovido pela Comunidade de São Egidio, é "um encontro sincero, no respeito à própria identidade de cada religião. Dialoga-se com sinceridade e cada uma das instituições presentes reza em um lugar determinado de acordo com sua própria tradição espiritual. Mas todos pedindo a Deus o dom da paz".

"Na conclusão do encontro, os líderes das religiões convergem para um ato comum, no qual se destaca o compromisso de todos em trabalhar pela paz da missão própria de umas instituições religiosas", acrescentou.

Do mesmo modo, o Cardeal recordou que "o objetivo desta iniciativa, tal como afirmou Bento XVI na mensagem enviada aos participantes em Cracóvia, (onde se celebrou no ano passado) consiste em promover o perdão e a reconciliação, e lutar contra a violência, o racismo, o totalitarismo e o extremismo que desfiguram a imagem de Deus no homem".