As freiras beneditinas da Abadia de Nossa Senhora da Anunciação, perto de Avignon, na França, assinaram um acordo com a companhia Universal Music para gravar um álbum de cantos gregorianos. A abadessa explicou que logo depois de ter meditado na oração, decidiram fazer esta incursão musical porque o esforço pode tocar as vidas das pessoas.

Estas religiosas de clausura ganharam uma busca mundial pelas melhores vozes femininas para o canto gregoriano, informa Decca Records. Este processo incluiu 70 conventos, incluindo alguns da América do Norte e África.

O diretor administrativo da Decca Records, Dickon Stainer, comentou que para a assinatura do convênio com as religiosas "passei o contrato através das grades, elas o assinaram e me devolveram".

A realização deste projeto musical se insere nas regras destas beneditinas. Por isso os produtores não poderão ingressar na abadia e as mesmas religiosas de clausura filmarão seu comercial de televisão e tomarão a fotografia para a capa do seu álbum.

"Nunca procuramos isto, simplesmente chegou a nós", comenta a abadessa. "Ao princípio estávamos preocupadas porque isto podia ter afetado nossa vida de clausura. Assim que perguntamos a São José na oração. Nossas orações foram escutadas e pensamos que este álbum seria algo bom se é que toca a vida das pessoas e as ajuda a encontrar a paz".

"Embora as freiras não saiam do convento, todo mundo escutará agora a verdadeira beleza de seu canto", assinala Stainer.

Por sua parte o Diretor Executivo da Decca Records, Tom Lewis, assinalou que "quando escutarem o som das freiras cantando, sentirão como uma saída imediata dos desafios, do estresse, do barulho e a voragem da vida moderna. Terão algo do secreto mundo da calma e da paz".

O álbum se chamará "Vozes – Canto de Avignon" e sairá ao mercado mundial em novembro deste ano.