Diante do temor surgido na  população de Manabí por causa dos constantes tremores, o Arcebispo de Portoviejo, Dom. José Mario Ruiz Navas, recordou que Deus criou fo mundo com “leis internas” que o homem deve aprender a entender.

Depois de fazer um chamado à calma, o Prelado indicou que “o Instituto Oceanográfico da Armada explicou que as placas de Nazca e Sul-americana se aproximaram”, produzindo movimentos telúricos, “mas tudo isto se encontra dentro do plano da criação”.

Nos últimos dias se registraram em Manabí mais de 150 tremores. Isto motivou que os prefeitos dos 22 cantões se reúnam amanhã às 10 da manhã com Defesa Civil para conhecer as causas destes movimentos.

O coordenador da Defesa Civil, Torre Mendoza, indicou que se iniciou um plano emergente de informação que se ampliará a toda a província, especialmente nos setores costeiros onde existe inquietação.

Por sua vez, Patricia Briones, prefeita de Portoviejo, informou que nessa cidade existem dois albergues com capacidade para alojar até 200 famílias que necessitarem.