O Presidente norte-americano George W. Bush conferiu ao Papa João Paulo II nesta sexta-feira  a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração norte-americana para um civil, durante o encontro que tiveram no Vaticano.

Um funcionário da Casa Branca revelou que o Pontífice recebeu a medalha em homenagem a “seus anos de luta pela liberdade e pela importância de sua voz moral”.

Em novembro passado, o Congresso norte-americano aprovou por maioria bipartidária alentar o Presidente Bush a entregar ao Pontífice a medalha presidencial por sua contribuição à paz mundial e à queda do cumunismo.

“João Paulo II –disse o Presidente- liderou a causa dos pobres, dos fracos, dos famintos e dos marginalizados. Defendeu a dignidade exclusiva de cada vida humana e a bondade de toda vida. Com sua fé e sua convicção moral, deu valor aos demais para  ‘não ter medo’ de vencer a injustiça e a opressão. Sua enérgica defesa da paz e a liberdade tem inspirado a milhões de pessoas ajudando-lhes a acabar com o comunismo e a tirania.

“Os Estados Unidos prestam homenagem a este filho da Polônia que tornou-se bispo de Roma e herói de nossa época”, concluiu o Presidente.

Nenhum Pontífice em vida recebeu a condecoração, que foi conferida ao Beato Papa João XXIII postumamente em 1963.

A Medalha Presidencial pela Liberdade foi criada pelo Presidente Harry S. Truman em 1945 ao terminar a guerra; e foi reinstaurada pelo Presidente John F. Kennedy  em 1963.