A Cáritas do Peru e o Grupo Scotiabank puseram em marcha a campanha "Calor Pátrio" com a finalidade de "implementar ações que ajudem as pessoas atingidas pela onda de frio nas zonas andinas mais vulneráveis e afetadas do país.

Conforme informa Cáritas, o Grupo Scotiabank (Scotiabank, CrediScotia, Profuturo e SCI) "doará um sol (moeda em vigor no país) por cada sol que seja arrecadado" dos que contribuam generosamente nas contas destinadas para a ajuda.

Este ano, a campanha "Calor Pátrio" permitirá levar ajuda à comunidade de Callacami, localizada a quatro mil metros sobre o nível do mar, na província de Chucuito (Puno), uma das zonas mais pobres do Peru e mais exposta às geadas, que permanentemente atravessa por situações de emergência.

A mencionada campanha permitirá executar um programa preventivo integral em Callacami, que implica o melhoramento de moradias através de uma tecnologia denominada "Muro Trombe", por meio da qual se retém a energia solar recebida, para transmiti-la dentro da casa como maneira de calefação, explica a nota de imprensa da Cáritas peruana.

Do mesmo modo, "serão implementados fogões melhorados, construirão abrigos para que os animais estejam protegidos e serão repostos os cultivos afetados. Também se realizarão campanhas de saúde, nutrição e higiene e sanidade animal".