O Consulado Americano no Recife, através da Catholic Relief Services (CRS), destinará 100 mil dólares para auxiliar as vítimas das enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco que deixou sem abrigo a milhares de pessoas e um saldo de dezenas de mortos. O recurso será administrado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) que atuará em parceria com as Defesas Civis estaduais, além da Cáritas diocesana de Palmeira dos Índios, Cáritas arquidiocesana de Maceió e Ação Social paróquia de Palmares.

Canção Nova notícias reportou hoje que em reunião com o secretário da Cáritas NE2, Pe. Jandeílson de Alencar, o consultor da Oficina de Assistência para Desastres na América Latina e Caribe (OFDA/LAC), Antônio Pinheiro, afirmou que o recurso será destinado a compra de materiais de necessidades imediatas e de difícil doação, como produtos de higiene pessoal, filtros e colchões. O consultor da OFDA/LAC visitou Alagoas e Pernambuco. Na ocasião, ele conheceu as áreas devastadas pelas enchentes e fez um levantamento da situação de calamidade e emergência dos municípios atingidos. 

Serão atendidas 1.500 famílias nos municípios de União dos Palmares e Quebrangulo, em Alagoas, além de Barreiros e Água Preta, em Pernambuco. Segundo a assistente social do Regional NE2, Mércia Souza, o critério de escolha dos quatro municípios levou em consideração a situação mais alarmante entre as cidades atingidas pelas enchentes. “Como o recurso é limitado nós tivemos que priorizar os municípios mais afetados”, explicou ela em declarações divulgadas pela CNBB.

Os últimos números recebidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) dos dois estados referentes aos desastres provocados pelas fortes chuvas são: em Alagoas 26.618 mil desabrigados, 47.897 mil desalojados e 37 óbitos; em Pernambuco: 26.966 mil desabrigados, 55.643 mil desalojados, e 20 óbitos. Em Alagoas, quatro municípios decretaram situação de emergência, e 15, estado de calamidade pública. No Estado de Pernambuco, 27 decretaram situação de emergência e 12 estão em estado de calamidade pública.

SOS Pernambuco e Alagoas

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste II e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB-NE2) lançaram, no dia 23 de junho, a campanha de emergência intitulada “SOS Pernambuco e Alagoas” para ajudar os danificados pelas chuvas.

Para saber como ajudar, visite:
http://www.caritas.org.br/noticias.php?code=13&id=953&filtro=16