No dia 28 de junho, Vésperas da festividade de São Pedro e São Paulo, o Papa anunciou a criação do novo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que será presidido pelo arcebispo italiano Dom Salvatore Fisichella. Para o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, este novo dicastério deve estimular a Igreja a uma nova análise sobre o anúncio cristão.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Cardeal destacou que “não se pode dizer que o povo esteja evangelizado. Antigamente, quando todos eram católicos, a sociedade, em geral, era mais católica. A fé passava de uma geração para outra sem dificuldades e com pouca contestação. Hoje, isso não acontece mais e muitas pessoas, muitas famílias, não conseguem propagar o patrimônio da fé de uma geração para outra. Os pais não conseguem mais transmitir a fé a seus filhos. Vivemos num contexto, numa situação cultural, muito diferente de alguns anos atrás, e a Igreja deve recomeçar a evangelização”.

O purpurado assinala também que “a Igreja precisa fazer todo o trabalho de evangelização com novo ânimo, novo entusiasmo, indo ao encontro das pessoas. Este novo dicastério deveria dar um ‘empurrão’ organizado e fazer com que esta preocupação seja presente em todos os lugares; a começar pelos bispos, pelos sacerdotes, religiosos, organizações da Igreja e movimentos laicais”.

“Toda a Igreja deve receber este impulso, esta nova preocupação de fazer uma nova evangelização”, destacou Dom Scherer.
“Não se pode pensar que uma vez feita, seja para sempre, porque as coisas mudam. É preciso sempre tentar dar respostas novas ás situações vividas pelas pessoas. A cultura muda e coloca diante de nós desafios inéditos, aos quais devemos responder com nova consciência e nova síntese da fé cristã”, concluiu o Arcebispo da capital paulista.