O jornal L'Osservatore Romano publicou uma carta do Santo Padre, escrita em latim, dirigida ao cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado, com motivo do 50 aniversário de sua ordenação sacerdotal, celebrado ontem 1º de julho.

Na carta, com data do 1º de junho, o Santo Padre recorda "que pela imposição das mãos do venerado irmão Albino Mensa", o cardeal "foi promovido à ordem sagrada" e que depois de aperfeiçoar-se "nas matérias jurídicas, dedicou-se a educar e a guiar os jovens com o ensino e os escritos, tanto dentro como fora da família salesiana".

O Papa assinala que por vontade de João Paulo II, iniciou "a desenvolver o cargo de secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, estabelecendo conosco uma feliz familiaridade no trabalho comum".

Também destaca o ministério pastoral que desenvolveu na Igreja de Gênova, "à qual dedicou -escreve o Papa- suas fadigas apostólicas", e reconhece "os benefícios que aquela comunidade eclesiástica recebeu, e onde obteve um título mais ilustre ao entrar em formar parte do Colégio dos padres cardeais".

"Pensando nos tempos mais recentes -continua a carta-, quis que fosses um estreito colaborador, escolhendo- te como secretário de estado, com quem compartilhar decisões e tarefas. Sem dúvida, estás prodigalizando-te com grande empenho e perícia para participar de nossos projetos pastorais com respeito à Igreja universal, e em nossas iniciativas dirigidas ao mundo inteiro, para que a família de Deus se fortaleça e o mundo chegue a ser mais harmonioso".

Bento XVI conclui manifestando sua alegria pela lembrança "do feliz início do sacerdócio" do cardeal Bertone, e expressa seus "sentimentos de estima e suas afetuosas congratulações, enquanto por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria Auxiliadora e de São João Bosco, implora que a recompensa do Divino Mestre seja abundante".