A Santa Sé anunciou a nomeação do sacerdote, médico e doutor em filosofia Monsenhor Ignacio Carrasco de Paula para a presidência da Pontifícia Academia para a Vida nesta última quarta-feira. Ele assumirá o comando da academia depois da renúncia do Arcebispo Salvatore Fisichella, nomeado pelo Papa como presidente do novo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Depois da notícia da nomeação de Dom Fisichella, o Papa Bento designou o Monsenhor Carrasco de Paula como presidente da Pontifícia Academia para a Vida (Pro Vita), até agora chanceler da mesma.
Mons. Carrasco de Paula nasceu em Barcelona, Espanha no dia 25 de Outubro de 1937, obteve um doutorado em filosofia em 1962 e outro em medicina e cirurgia. Ele já ocupou vários cargos em Roma desde sua ordenação sacerdotal em 1966.

Ademais de servir como chanceler da Academia para a Vida, ele também é consultor dos Pontifícios Conselhos para a Família e Pastoral da Saúde, e é o vice-assistente da Associação italiana de Médicos Católicos. Ele também é membro do comitê de ética para experimentação clínica no hospital Bambino Gesú em Roma.

Entre outros cargos que exerceu em sua carreira médica estão o de ordinário de bioética na Faculdade de Medicina e Cirurgia “A. Gemelli” na Universidade do Sagrado Coração em Roma e um período de 7 anos como diretor do Instituto de Bioética entre os anos 2002-2009.

Mons. Carrasco de Paula também serviu como Diretor da Universidade da Santa Cruz do Opus Dei de 1984 a 1994 e como diretor do Departamento de Teologia Moral desta instituição de 1994 até o 2002.