O Bispo Auxiliar de Santa Cruz de la Sierra, Dom Sergio Gualberti, chamou os distintos setores a preservar a unidade da Bolívia sobre qualquer outro interesse, e assim evitar que a reclamação pelas autonomias se converta em uma “guerra entre bolivianos”.

Durante sua homilia, o Prelado chamou à concórdia, e explicou que as autonomias bem entendidas podem contribuir na edificação de um novo país, onde participem todos os setores sociais.

Dom. Gualberti esclareceu que a autonomia “não é uma panacéia”, mas sim como “toda instituição humana dependerá de como o utilize”. Pediu por isso definir “o que se quer” com ela e “como a implementaria”. O Prelado indicou que este deve ser um “processo pacífico e consertado”, onde se desterre a intolerância.

Indicou que Santa Cruz vive um momento de crise e de instabilidade social, que se complicou ao passar da reclamação pela alta dos combustíveis e a convocatória a um referendum autonômico até centrar-se no chamado a um conselho aberto regional.

Este conselho foi convocado pelo Comitê Cívico, provocando que nove prefeitos e diferentes setores do país se pronunciem contra a dirigencia de Santa Cruz  e a favor do governo do presidente Carlos Mesa. Nos pronunciamentos se qualificou a convocatória ao conselho de ilegal e anticonstitucional, anunciando-se mobilizações para defender a unidade da Bolívia.

Dom. Gualberti indicou que nos últimos dias se escutaram distintas definições de autonomia. Precisou que esta deve ter como base a unidade da Bolívia.