O Papa Bento XVI recebeu em audiência uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla com motivo da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e manifestou sua confiança em que o diálogo com os ortodoxos segue em “bom ritmo”.

Ao início de seu discurso, o Santo Padre deu as graças a Deus "porque as relações entre nós se caracterizam por sentimentos de confiança mútua, estima e fraternidade, como atestam claramente os numerosos encontros que tiveram lugar no transcurso deste ano".

"Tudo isto -continuou- é um motivo para esperar em que o diálogo católico-ortodoxo seguirá progredindo em um bom ritmo".

 Referindo-se à Comissão mista internacional para o diálogo teológico, o Papa disse que atualmente "encontra-se em um ponto crucial, depois de ter começado em outubro passado em Paphos a discutir sobre "O papel do Bispo de Roma na comunhão da Igreja no primeiro milênio". Com todo nosso coração pedimos que, iluminados pelo Espírito Santo, os membros da Comissão sigam por este caminho durante a próxima reunião plenária que será celebrada em Viena, e que dediquem o tempo necessário para estudar profundamente este assunto tão delicado e importante. Para mim é um sinal alentador que o patriarca ecumênico Bartolomé I e o Santo Sínodo de Constantinopla compartilhem nossa firme convicção da importância deste diálogo".

Bento XVI destacou que na próxima Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que será celebrada em outubro, "se dedicará muita atenção ao tema da cooperação ecumênica entre os cristãos desta região". Neste sentido, assinalou que "as dificuldades que os cristãos do Oriente Médio estão experimentando são em grande medida comuns a todos: viver como uma minoria e o desejo de uma autêntica liberdade religiosa e da paz. É necessário o diálogo com as comunidades islâmica e judia".