Dom Luis Augusto Castro, Vice-presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, expressou sua confiança que as Nações Unidas nomeará outro delegado em substituição de James Lemoyne, e assim continuar com as negociações do acordo humanitário.

O Prelado lamentou a retirada da missão de bons ofícios da ONU para a Colômbia, liderada por Lemoyne, mas manifestou sua esperança de que isto não será definitivo.

Dom. Castro assinalou que o país necessita do apoio internacional, e se mostrou crédulo de que entre o organismo internacional e o governo se chegue a um acordo e se designe uma nova missão para o país.

Em declarações a um meio local, o Prelado assinalou que o diplomata fez tudo o possível para dar andamento a um acordo humanitário que libertasse aos seqüestrados pelas FARC, entretanto, reconheceu que os avanços foram mínimos.

Dom. Castro, também Arcebispo de Tunja, disse que esta situação se via vir pelas discrepâncias existentes entre o delegado e o governo.

O Prelado disse que Lemoyne é um amplo conhecedor da realidade colombiana, por isso lhe agradeceu por seu trabalho de seis anos no país.