Logo depois da visita ao Centro Dom Orione, o Papa Bento XVI se dirigiu ao Monastério Dominicano de Santa Maria do Rosário no Monte Mário, onde presidiu a celebração da Hora Média com as freiras de clausura. Ali o Santo Padre assinalou em sua homilia que "vocês, que conhecem bem a eficácia da oração, experimentam cada dia a quantidade de graças de santificação que pode obter à Igreja".

O Santo Padre alentou as religiosas de clausura a serem "agradecidas à divina Providência pelo dom sublime e gratuito da vocação monástica, à qual o Senhor as chamou sem que tenham feito nada para merecê-lo".

"A forma de vida contemplativa, que das mãos de São Domingos receberam nas modalidades da clausura, situa-lhes como membros vivos e vitais no coração do corpo místico do Senhor, que é a Igreja; e como o coração faz circular o sangue e mantém vivo todo o corpo, assim sua existência escondida com Cristo, entretecida de trabalho e de oração contribui a sustentar a Igreja, instrumento de salvação para cada homem, que o Senhor redimiu com seu sangue".

Com a oração, ressaltou o Papa, apresentam "ao altíssimo as necessidades espirituais e materiais de tantos irmãos em dificuldade, a vida perdida dos que se apartaram do Senhor. Como não compadecer-se daqueles que parecem vagar sem rumo? Como não desejar que se encontrem com Jesus, o único que dá sentido à existência?".

"Reconheçam, pois, que em tudo que fazem, além dos momentos que dedicam à oração, seu coração segue estando guiado pelo desejo de amar a Deus. Este é o horizonte da peregrinação terrena! Esta é sua meta! Por isso, optastes por viver retiradas e renunciando aos bens terrenos: para desejar por cima de todas as coisas o bem sem igual, aquela pérola preciosa que merece a renúncia a qualquer outro bem para possuí-la".

O Santo Padre concluiu convidando as religiosas a pronunciarem cada seu dia "‘sim’ aos intuitos de Deus, com a mesma humildade com a que pronunciou seu ‘sim’ a Santíssima Virgem".

Neste monastério dominicano se custódia a antiga imagem da Virgem Hagiosoritissa, conhecida como a Virgem de São Lucas (século VII) e preciosas relíquias do São Domingos, da Santa Catarina de Sena e de outros Santos e santas da mencionada ordem.