A Delegação Diocesana de Pastoral Familiar do Arcebispado de Barcelona criticou o lançamento de uma Página Web oficial da ‘Generalitat’ (governo local) da Catalunha que promove a permissividade sexual entre os jovens.

A Delegação denunciou que a página Web "Sexo jovens" no domínio "gencat", elaborada pelo Departamento de Saúde da ‘Generalitat’ da Catalunha e o Instituto Catalão da Saúde, "aplica, virtualmente sem nenhuma limitação, o critério da permissividade total no âmbito da sexualidade e do casal, erigindo-se em direito que qualquer um pode exigir aos educadores ou à sociedade".

Segundo o grupo, a página em questão "para evitar uma visão negativa da sexualidade acaba permitindo e inclusive promovendo todo tipo de experiências, como se a permissividade total fosse a garantia de validez ética, de saúde psíquica e de realização pessoal".
A Delegação adverte que "os tabus e as repressões não se superam aceitando qualquer tipo de experiências, porque estas terminam danificando o outro ou a nós mesmos. Só a busca sincera de ser fiel aos valores morais pode ajudar a fazer crescer a pessoa e oferecer-lhe uma verdadeira realização pessoal. A verdadeira vida ética consiste em submeter e orientar as próprias tendências biológicas, também as sexuais, ao amor autêntico, amadurecido e sincero, à pessoa do outro, ao serviço respeitoso da nova vida que pode aparecer na relação sexual".

"O corpo não é um brinquedo, não tem como finalidade ser uma caixa de ressonância para conseguir o máximo prazer. Outros não são objetos para conseguir relações efêmeras e sem valor em função de interesses primários pessoais, como apresenta a página ‘sexo jovens’".

"Desde nossa posição cristã podemos contribuir uma nova visão: as relações sexuais têm maior valor quando se reconhece que deve ser fruto de uma doação pessoal, doação de amor total, e que significam um compromisso fiel, responsável e definitivo, como pertence a dignidade do ser humano. Afirmamos também que a vida é sagrada e inviolável e que merece todo o respeito e amparo desde o primeiro momento até o último", acrescenta.