O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 23, o monsenhor Antônio Braz Benevente, bispo da diocese de Jacarezinho, no estado do Paraná. Ele vai suceder a Dom Fernando José Penteado, que completará 76 anos em julho e teve seu pedido de renúncia aceito conforme estabelece o Código de Direito Canônico.

De acordo com a informação divulgada pela CNBB, Mons. Antônio, 49, atual vigário geral da arquidiocese de Uberaba, em Minas Gerais, nasceu em Itápolis (SP) no dia 1º de janeiro de 1961. Cursou filosofia no Seminário Maior de São Carlos (SP) e teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Camp).

Ordenado sacerdote para a arquidiocese de Uberaba em 7 de dezembro de 1985, mons. Antônio foi pároco nas paróquias de Santo Antônio, de Planura (1985 a 1991); Santa Luzia (1991 a 1996) e São Geraldo (1996 a 1998), em Uberaba; Nossa Senhora do Carmo, em Frutal (1998) e São Benedito, em Uberaba, desde 2000.

O boletim da Santa Sé, informa também que ademais destas funções, o novo bispo foi professor de História de Israel no Instituto de Teologia São José; coordenador arquidiocesano de pastoral; administrador da cúria; capelão do papa João Paulo II; membro do Colégio de Consultores e dos Conselhos de Presbíteros e de Pastoral da arquidiocese de Uberaba.