O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, chamou os cubanos que estão dentro e fora de Cuba a unir-se para exigir ao Governo comunista que respeite o direito a entrar e sair livremente da ilha, tal como pede o projeto Heredia, apresentado ao Parlamento e oculto pelas autoridades.

"Se em algo estão de acordo todos os cubanos, menos os que governam, é em que se deve respeitar esse direito para todos. Exijamos ao governo cubano que permita que o povo conheça o Projeto Heredia e mais que isso, que permita que os cubanos viajem livremente", expressou Payá em um comunicado.

No texto se referiu às posições antagônicas entre cubanos sobre o embargo econômico imposto décadas atrás pelos Estados Unidos. Payá indicou que ambas as posições a favor e em contra são respeitáveis, mas assinalou que ambos os grupos devem unir-se para exigir o direito a viajar livremente dentro e fora da ilha.

"Façam tudo o que esteja ao seu alcance para que o povo de Cuba conheça esta proposta (o projeto Heredia), porque agora começamos a Campanha pelo Fim da Cortina de Espinhos", afirmou ao reiterar que os cubanos têm direito a viajar "sem castigos, confiscos, condicionamentos, permissões, nem desterros".

Nosso chamado –assinalou-, "é a unir-nos na solidariedade pelo direito dos cubanos a viajar livremente, pelo fim do desterro e da discriminação contra os cubanos em seu próprio país, que se concretiza no Projeto Heredia".

Mais informação em espanhol: www.oswaldopaya.org