A Secretária de Educação do Reino Unido, Ruth Kelly, foi o alvo da imprensa britânica por sua associação à a Prelatura pessoal do Opus Dei, fundada por São José Maria Escrivá de Balaguer e aprovada pela Santa Sé.

Kelly assinalou no programa dominical da BCC, “Breakfast with Frost”, que recebe ajuda espiritual da organização fundada por São José Maria.  Isto, no meio do ataque da imprensa devido à estrita observância do Opus Dei dos ensinamentos da Igreja e ao desfavorável retrato que se faz deles no livro “O Código de Da Vinci”.

"As pessoas sabem que  sou católica e que levo com seriedade.  vim me encarregar deste trabalho como católica e como mãe”, declarou.

Kelly, de 36 anos, indicou que sua fé católica não afetará seu trabalho público nem seu julgamento como Ministra.  Seus adversários políticos não estão de acordo e alegam que sua fé pode impedir o avanço da agenda de governo em temas como a pesquisa com células-tronco e o aborto.

"Fica bastante claro que, como membro deste Governo, sou responsável pela política do mesmo”, opinou Kelly, que se torna  assim a mulher mais jovem a ser designada para o Gabinete.

Também negou ter manifestado ao Primeiro-ministro, Tony Blair, que não podia trabalhar no Departamento Internacional de Desenvolvimento por ser este distribuidor de preservativos para combater a AIDS na África.

Na entrevista concedida no programa dominical, Kelly não comentou se era ou não supernumerária do Opus Dei, uma das formas de associação da Prelatura Pessoal que corresponde aos membros casados da mesma.

A Prelatura Pessoal do Opus Dei tem 500 membros no Reino Unido e 80 mil em todo mundo.