O Vaticanista Andrea Tornielli do jornal italiano Il Giornale anunciou em um artigo publicado este domingo que o Papa Bento XVI decidiu nomear como Delegado Pontifício para a Legião de Cristo o Arcebispo Velasio de Paolis, Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Em sua nota, Tornielli assinala que "o Papa decidiu o nome do delegado que se deverá ocupar-se da congregação dos Legionários de Cristo, fazendo de delegado logo depois da grave crise e a revelação da imoralidade de seu fundador padre Marcial Maciel. O novo delegado será o Arcebispo Velasio de Paolis, um conotado canonista, Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé, próximo ao Secretário de estado Tarcisio Bertone".

O vaticanista indica logo que "a nomeação será dada a conhecer nos próximos dias, junto à de dois vice-delegados, uma para a área de idioma espanhol e outro para a área de idioma inglês".

O Santo Padre recebeu ao Dom De Paolis em audiência privada em sábado passada 19 de junho.

Dom Velasio de Paolis, quem cumprirá 75 anos no próximo 19 de setembro, nasceu na Lazio, província próxima a Roma e se converteu em membro da Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como "missionários escalabrinianos", que foi fundada pelo Bispo Giovanni Battista Scalabrini. Estes missionários se dedicam a cuidar de imigrantes e refugiados.

De Paolis obteve um doutorado em direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, uma licenciatura na Pontifícia Universidade St. Thomas e a licenciatura em direito na Universidade La Sapienza em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 18 de março de 1961 e ensinou direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, assim como em outras universidades pontifícias. Foi designado decano da faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Urbaniana em 1998.

Em dezembro de 2003 o Papa João Paulo II o designou Secretário da Assinatura Apostólica, o equivalente vaticano à Corte Suprema. Em abril de 2008 o Papa Bento XVI o nomeou Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sede.

Dom De Paolis sempre manteve um perfil baixo na Cúria romana, entretanto, dentro do Vaticano não é só conhecido por ser um perito canonista mas como um perito na vida religiosa desde o ponto de vista canônico.

De fato, este ano a Marcianum Press publicou o último livro do Dom De Paolis, um texto de 758 páginas titulado "A vida consagrada na Igreja". Também é autor de outros livros de direito canônico, vida religiosa e financiamento da Igreja, entre os que está "Não por dinheiro: O sustento econômico da Igreja". Na Itália este Arcebispo é conhecido por seus firmes mas contados pronunciamentos públicos.

Dom De Paolis explicou em 2008 que a Santa Sede negou o acesso às Igrejas católicas em Roma aos produtores do filme "Anjos e demônios" porque com ela "pôs-se os evangelhos de cabeça para baixo para envenenar a fé".

"Seria inaceitável transformar igrejas em sets de gravação para que estes livros blasfemos sejam convertidos em filmes em nome do negócio", disse o Prelado naquela ocasião e comentou ademais que a obra de Brown "fere os sentimentos religiosos".

Ao início deste ano o Arcebispo criticou as autoridades de Turim que anunciaram um imposto especial para os visitantes que queriam ver o Santo Sudário. A respeito disto ele assinalou que "não se saúda os visitantes, peregrinos especiais, com um imposto para sustentar custos debatíveis. Dá-se as boas-vindas a eles, não só por sua presença que já traz benefícios à cidade, mas também especialmente porque chegam seguindo as mais profundas motivações da alma humana".

O vaticanista Andrea Tornielli também indica que o Cardeal canadense Marc Ouellet seria o sucessor do Cardeal Giovanni Battista Re à frente da Congregação para os Bispos; e que o Bispo suíço, Dom Kurt Koch, seria o sucessor do Cardeal Walter Kasper à frente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.