Bento XVI nomeou hoje D. Anacleto Gonçalves de Oliveira, de 63 anos, como novo Bispo para a Diocese de Viana do Castelo, ao norte de Portugal. O até agora Bispo Auxiliar de Lisboa vai substituir D. José Pedreira, quem apresentou ao Papa sua renúncia por ter atingido o limite de idade de acordo com o direito canônico.

D. Anacleto de Oliveira foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa no dia 4 de Fevereiro de 2005 e foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima. Seu lema episcopal diz: «Escravo de Todos». Ele será o quarto Bispo na história da Diocese de Viana.

Segundo a nota divulgada pela agência Ecclesia do Episcopado Português, D. Oliveira nasceu a 17 de Julho de 1946. Estudou no Seminário de Leiria e foi ordenado padre no dia 15 de Agosto de 1970.
Após a ordenação, Dom Oliveira freqüentou em Roma a Universidade Pontifícia Gregoriana e o Instituto Pontifício Bíblico, tendo obtido as licenciaturas em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Terminou os estudos bíblicos na Alemanha, tendo obtido o doutoramento em Ciências Bíblicas pela Universidade de Munster, cidade na qual trabalhou com a comunidade portuguesa.

Na Diocese de Viana o novo bispo irá encontrar um território de 2108 quilômetros quadrados, 291 paróquias e uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. Para o cuidado da diocese Dom Anacleto de Oliveira contará com 178 sacerdotes y 128 religiosos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: