O Vatican Information Service (VIS) deu a conhecer hoje o programa detalhado de atos do “Encontro Internacional de Sacerdotes”, a ser realizado em Roma de 9 a 11 de junho para encerrar o Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI.

O encontro, promovido pela Congregação para o Clero com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote” e ao qual foram convidados “todos os presbíteros do mundo”, começará no dia 9 de junho com uma meditação do Arcebispo de Colônia (Alemanha) Cardeal Joachim Meisner, na Basílica de São Paulo Extramuros sobre o tema “Conversão e Missão”.

No dia 10 de junho, a meditação será feita pelo Arcebispo de Québec (Canadá), Cardeal Marc Ouellet, quem refletirá sobre o tema “Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna”.

Ambas as meditações serão seguidas da adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e Eucaristia. As reflexões também poderão ser seguidas desde a Basílica de São João de Latrão.

“A tarde da quinta-feira terá lugar a Vigília na Praça de São Pedro. Além de testemunhos oferecidos por alguns sacerdotes, estão previstas conexões televisivas com Ars, o cenáculo de Jerusalém, bairros pobres de Buenos Aires e Hollywood, assim como um diálogo entre o Pontífice e os sacerdotes, adoração e bênção eucarística”, adiciona.

Finalmente, na sexta-feira 11, Solenidade do Sagrado Coração do Jesus, terá fim o Ano Sacerdotal com uma Missa presidida pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro desde 10:00 a.m. Durante a Eucaristia, os presbíteros renovarão suas promessas e o Santo Padre “proclamará o Santo Cura D’Ars padroeiro de todos os sacerdotes”.