O Subsecretário da Congregação para o Clero, Dom Celso Morga, assinalou em entrevista à Rádio Vaticano (RV) que o desafio fundamental dos presbíteros e o que se espera deles como fruto do Ano Sacerdotal é que sejam “sacerdotes como a Igreja quer, como Cristo quer”.

O Prelado fez estas declarações ao concluir o Congresso Sacerdotal organizado pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum em Roma, como preparação para o “Encontro Internacional de Sacerdotes” que dará encerramento ao Ano Sacerdotal.

Dom Morga explicou que “o sacerdote leva consigo um ministério, um anúncio que é Cristo. E Cristo tem suas exigências, tem seus mandamentos. Esse é o grande desafio do sacerdote hoje. Levar a Cristo com todo seu amor, com todas suas exigências”.

“Continuar a união com Cristo sempre. Que seja um homem piedoso. E como conseqüência que seja dócil, docilidade à Igreja, docilidade a Cristo. (O sacerdote) é servo. Não tem a sua vida em suas mãos mas sua vida está em mãos de outro, que é Cristo, e em mãos de outra que é a Igreja, sua esposa”, ressaltou.

O Prelado antecipou que o Encontro Internacional de Sacerdotes, que se realizará em Roma de 9 a 11 de junho, será “a reunião de sacerdotes mais numerosa de toda a história” já que congregará 14 mil presbíteros de todo o mundo, cifra quase três vezes maior que a registrada no Jubileu dos Sacerdotes do ano 2000.

“Na Opera Romana Pellegrinaggi estão inscritos quase 10 mil (sacerdotes). Depois, a Prefeitura da Secretaria de Estado nos disse que outros 3 mil estão inscritos aí. Portanto esperamos, 13 mil ou 14 mil sacerdotes. Para o ano 2000 chegamos a reunir em Roma 5 mil. Esta vez o vamos dobrar e quase triplicar”, acrescentou Dom Celso Morga.