Na homilia da Missa pelos funerais de Dom Luigi Padovese, Presidente da Conferência Episcopal da Turquia celebrados em Iskenderun, o Bispo de Izmir, Dom Ruggero Franceschini, alentou os presentes a não terem medo de viver a fé e anunciar o Evangelho de Cristo seguindo o exemplo traçado pelo falecido Prelado que foi para todos irmão e pai que trabalhou pela construção da Igreja neste país.

Nos funerais presididos pelo Núncio Apostólico na Turquia, Dom Antonio Lucibello, leu-se a mensagem de condolências do Papa Bento XVI quem ao entregar ontem o Instrumentum laboris (documento de trabalho) para o Sínodo dos Bispos do Oriente Médio que se realizará em outubro, também recordou o falecido Dom Padovese, quem trabalhou incansavelmente por este evento, pela paz e a reconciliação assim como pelo diálogo inter-religioso.

Na homilia, Dom Franceschini disse ademais que "a memória do Padre Lugi não precisa ser exaltada com um elenco de obras boas". Entretanto, continuou, é um dever de justiça assinalar algumas de suas iniciativas como a de ajudar em sua alimentação a 70 famílias das quais só uma era cristã, e a organização em 1990 de simpósios e eventos culturais para aprofundar o estudo e o conhecimento de uma terra "onde a Igreja deu seus primeiros passos, celebrando os primeiros concílios e onde se deu a primeira e determinante estrutura teológica".

A morte de Dom Padovese, assinalou logo o Bispo "recorda-nos como a fidelidade ao Evangelho, em algumas situações, pode ser paga com o sangue".

Tomando as palavras do João Paulo II a não ter medo, Dom Franceschini exortou a "não perder o valor, estejam contentes, como os apóstolos, por viver no sofrimento e na prova, sem menosprezar sua fé, que é motivo de nossa esperança, que é o fundamento da nossa alegria".

Dom Luigi Padovese será sepultado em Milão, Itália, sua cidade natal, na segunda-feira 14 de junho às 10 a.m. O rito fúnebre será presidido pelo Arcebispo desta cidade, Cardeal Dionigi Tettamanzi.