Na visita de cortesia à Sua Beatitude Crisóstomo II, arcebispo ortodoxo do Chipre, o Papa Bento XVI exortou a apoiar com todos os meios possíveis os cristãos do Oriente Médio para que possam ser artífices de paz e reconciliação nesta região ainda marcada pelo conflito.

Ao iniciar seu discurso o Santo Padre recordou a visita que feita pelo arcebispo ortodoxo no Vaticano três anos atrás e elogiou os trabalhos da Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico que se reuniu em 2009 em Paphos, Chipre. Depois de fazer votos para que esta iniciativa siga adiante e edifique a Igreja, o Papa elogiou o espírito solidário dos cipriotas que contribuíram com os afetados do terremoto ocorrido em "L’Aquila, perto de Roma, cujas necessidades estão muito presentes em meu coração".

"Neste mesmo espírito, me uno à sua oração para que todos os habitantes do Chipre encontrem, com a ajuda de Deus, a sabedoria e a força necessária para trabalhar juntos por uma solução justa dos problemas pendentes, lutar pela paz e a reconciliação, e construir para as futuras gerações uma sociedade que se distinga pelo respeito dos direitos de todos, incluindo os direitos inalienáveis de liberdade de consciência e de culto", continuou.

Bento XVI ressaltou logo que "tradicionalmente, se considera o Chipre parte da Terra Santa, e a situação de conflito permanente no Oriente Médio é, sem dúvida, um motivo de reflexão para todos os fiéis cristãos. Ninguém pode ficar indiferente ante a necessidade de apoiar, com todos os meios possíveis, aos cristãos desta atormentada região, de maneira que estas antigas Igrejas possam viver em paz e prosperidade".

Seguidamente ressaltou que "as comunidades cristãs do Chipre podem encontrar um campo muito frutífero para a cooperação ecumênica na oração e o trabalho conjunto pela paz, a reconciliação e a estabilidade na terra abençoada pela presença terrena do Príncipe da Paz".

"Com estes sentimentos, agradeço uma vez mais à Sua Beatitude sua fraterna acolhida, e lhe asseguro minha oração por você e por todo o clero e os fiéis da Igreja do Chipre. Que a alegria do Senhor ressuscitado esteja sempre convosco", concluiu o Papa Bento XVI.