O Arcebispo de Granada (Espanha), Dom Javier Martínez Fernández, inaugurou este 31 de maio a exposição "A cruz gloriosa. Armênia 1915-1918", que oferece um "percurso por este genocídio cometido pelo império Turco (turcos) contra o povo cristão armênio e silenciado durante décadas". A exibição durará até em 15 de setembro.

Conforme explica a nota de imprensa, a exposição consta de "40 fotografias de armênios que sofreram o extermínio. Toda a exposição está presidida pela cruz gloriosa e dois quadros no Calvário, que nos recordam que o mal nem a morte têm a última palavra".

A exposição, organizada pelo Centro Cultural Novo Início (CCNI) em colaboração com o Centro Internacional para o Estudo do Oriente Cristão e o Armenian Genocide Museum Institute, será realizada no CCNI de segunda-feira à sexta-feira de 10:00 a.m. a 1:30 p.m. e os sábados de 11:30 a.m. a 1:30 p.m..

Do mesmo modo, explica a nota, a exposição é a segunda parte da amostra "Morte, onde está sua vitória?, que se inaugurou em 8 de junho de 2009, oferecendo uma primeira parte titulada "Depois do dilúvio", com gravuras do artista armênio Haydn e de fotografias com multidão de cruzes armênias".