O Brasil terá uma nova bem-aventurada: Maria Bárbara da Santíssima Trindade, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Bárbara Maix, seu nome de batismo, será beatificada em 6 de novembro, em Porto Alegre, numa cerimônia presidida pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato. A nova beata nasceu na Áustria e faleceu em solo brasileiro aos 55 anos.

Segundo a informação divulgada hoje pela Rádio Vaticano, Maria Bárbara da Santíssima Trindade nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, Áustria, onde desde pequena cultivou uma especial devoção a Maria.
Perseguida em sua Pátria, decidiu com 21 companheiras ir para a América do Norte. Porém, a providência as conduziu ao Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 09 de novembro de 1848.

No ano seguinte, no dia 08 de maio, ela fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com a finalidade de atender crianças órfãs e abandonadas, posicionando-se contra a realidade da escravidão ainda presente na sociedade brasileira naquele então. Hoje, sua obra está presente em oito países: Brasil, Itália, Moçambique, Paraguai, Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina, nas áreas de educação, promoção social, saúde hospitalar, comunitária e preventiva e na pastoral.