Um dos pontos mais altos da peregrinação à Roma dos membros da Fazenda da Esperança depois do reconhecimento pontifício como Associação Internacional de Fiéis foi o encontro com o papa Bento XVI ocorrido no Vaticano na quarta feira, dia 26 de maio.

“O que a princípio nos pareceu um esquecimento de não termos combinado um lugar para ficarmos todos juntos na praça são Pedro, se mostrou de uma grande providência, pois quer seja, através dos cartazes do Papa, que distribuíamos aos que estavam ao nosso lado e falávamos da Fazenda, quer seja pela vibração na hora que o Papa falou da Família, que parecia que já não éramos só trezentos, pois de todos os lados da praça saudávamos o nosso Papa”, afirmam membros da Família da Fazenda Esperança em declarações aparecidas no site da Fazenda: www.fazenda.org.br.

“Frei Hans, Richardson e Angelucia, representaram-nos, ficando perto do Papa e ao final, após os bispos dom Dino e dom Mario falarem com o Papa, frei Hans foi recebido com grande entusiasmo dizendo “Lembro tanto daquela visita…”. Frei Hans pediu para dar um abraço bem brasileiro, o que o Papa concordou retribuindo com grande calor”, afirmaram.

Os integrantes contam também que tiveram a chance de conhecer a primeira basílica dedicada a Nossa Senhora, Santa Maria Maior e em seguida a Escada Santa e na Igreja de São João Latrão, a catedral de Roma onde foi celebrada uma missa diária pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes.
À noite, após o jantar, houve uma grande comunhão de almas, sobre este momento forte”, contaram também os membros da Família da Esperança.