Em uma carta com ocasião da Jornada Pro Orantibus (JPO) titulada "Venham Adoradores" que se celebra este domingo 30 de maio em toda a Espanha com os religiosos de clausura, o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, assinalou que os homens e mulheres de vida contemplativa "estão comprometidos na transformação do mundo" por isso são "muito úteis à Igreja e à humanidade".

Depois de indicar que os que responderam a esta vocação dedicam "sua vida inteira à oração, ao trabalho e à comunidade", o Cardeal advertiu que são "rapazes e moças muito felizes. São pessoas que amam a vida, são solidárias com os irmãos e estão comprometidas na transformação do mundo".

"Não é a vida contemplativa uma evasão do mundo, um desentender-se da sociedade, já que a vida contemplativa é expressão do amor a Deus e não se pode amar autenticamente a Deus sem amar a humanidade", indicou.

"Embora pareça um paradoxo –acrescentou o arcebispo–, desde o monastério estão mais perto das necessidades eclesiásticas e das inquietudes, tristezas e sofrimentos dos homens, seus irmãos. Não são nem indiferentes nem egoístas, porque seu amor participa da universalidade do amor de Jesus Cristo".

Depois de comentar que as vocações a este tipo de vida são muito valiosas, o Cardeal concluiu assinalando que quem vive desta maneira "nos fazem um grande obséquio: ajudam-nos a valorizar mais o silêncio e a oração em meio de uma cultura do ruído".