O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer esta manhã um comunicado no qual se anuncia o início da Visita Apostólica às dioceses, congregações religiosas e seminários da Irlanda, medida disposta pelo Papa Bento XVI em sua Carta aos católicos deste país de 19 de março de 2010. Este processo começará no outono europeu, quer dizer entre finais de setembro e inícios de outubro.

Mediante esta visita, assinala o comunicado, "a Santa Sé quer ajudar os bispos, clérigos, religiosos e leigos a responderem adequadamente à situação causada pelos trágicos casos de abusos de menores perpetrados por sacerdotes e religiosos e contribuir à desejada renovação moral e espiritual que já iniciou com força a Igreja da Irlanda".

Os visitadores apostólicos, prossegue o texto, "propõem-se a aprofundar na problemática ligada ao tratamento dos casos de abusos e a devida assistência às vítimas e verificar a eficácia e a possibilidade de melhorar as modalidades atuais de prevenção dos abusos, tendo como referência o Motu proprio pontifício Sacramentorum sanctitatis tutela e as normas do Safeguarding Children: Standards and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland, (Salvaguarda das crianças: Documento normativo e orientações para a Igreja Católica na Irlanda) encarregado e elaborado pelo National Board for safeguarding Children in the Catholic Church. (Conselho Nacional para a proteção das crianças na Igreja Católica)".

A visita apostólica começará com as quatro arquidioceses metropolitanas da Irlanda: Armagh, Dublin, Cashel and Emly, e Tuam, e se irá estendendo logo a algumas outras dioceses do país.

Os visitadores nomeados pelo Santo Padre para as dioceses são: o Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo Emérito de Westminster (Inglaterra), para a Arquidiocese de Armagh; o Cardeal Sean Patrick O’malley, Arcebispo de Boston (Estados Unidos), para a Arquidiocese de Dublin; o Arcebispo de Toronto (Canadá), Dom Thomas Christopher Collins, para a Arquidiocese de Cashel and Emly; e o Arcebispo de Ottawa, Dom Terrence Prendergast, para a Arquidiocese de Tuam.

O comunicado assinala logo que "em seu desejo de acompanhar o caminho de renovação dos lugares de formação dos futuros sacerdotes da Igreja na Irlanda, a Congregação para a Educação Católica coordenará a visita dos seminários na Irlanda e do Colégio Pontifício Irlandês de Roma. Embora será dada uma atenção especial às questões que exigiram a visita apostólica, no caso dos seminários serão levados em conta todos os elementos referentes à formação sacerdotal. Para isto nomeou-se visitador apostólico o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan".

"A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, por sua parte, organizará a visita às casas religiosas em duas fases. Em primeiro lugar será feita uma investigação por meio de um questionário enviado a todos os superiores dos institutos religiosos na Irlanda, a fim de obter um conhecimento adequado da situação atual e dos projetos sobre o cumprimento e a melhoria das normas das ‘diretrizes’", indica o comunicado.

Para a segunda fase, os visitadores serão os sacerdotes Joseph Tobin, C.Ss.R. e Gero McLaughlin, S.I., para os institutos masculinos; as religiosas Sharon Holland, I.H.M. e Mairin McDonagh, R.J.M., para os institutos femininos. Os quatro terão a missão de realizar um "estudo detalhado de avaliação dos resultados recolhidos e das possíveis medidas futuras para promover uma estação de renascimento espiritual da vida religiosa na ilha".

O comunicado conclui com um convite do Papa Bento XVI aos católicos para "sustentar com a oração esta obra de ajuda fraterna. Invocando a bênção do Senhor para seus visitadores e todos os bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis laicos da Irlanda, para que a visita seja uma ocasião de renovado ardor na vida cristã, que aprofunde sua fé e reforce sua esperança em Cristo nosso Salvador".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: