Às vésperas da Jornada Pró Orantibus (JPO) chamada "Venham Adoradores" que se celebra neste domingo 30 de maio na Espanha, Solenidade da Santíssima Trindade, o Bispo do Cádiz e Ceuta, Dom Antonio Ceballos Atienza, assinalou que o serviço que prestam à Igreja os homens e mulheres de clausura, na vida contemplativa, "em ordem à evangelização, é insubstituível".

Assim o ressaltou o Prelado em sua carta pastoral com ocasião da JPO que se celebra em todas as dioceses da Espanha com motivo do 10º Congresso Eucarístico Nacional a celebrar-se em Toledo desde a quinta-feira 27 ao domingo 30 de maio deste ano.

Depois de recordar que "a contemplação do Deus Trino não pode isolar-nos das necessidades dos homens, mas sim nos leva a nos interessar por eles", Dom. Ceballos assinalou que "por muito que seja urgente a necessidade do apostolado ativo, estes homens e mulheres, que se consagram a Deus em solidão e silêncio, em assídua oração e contemplação, ocupam sempre um posto preeminente no Corpo místico de Cristo".

"São honra da Igreja e fonte de graças celestes. Eles procuraram o retiro e a solidão não por comodidade, mas para participar de modo mais universal dos trabalhos, sofrimentos e esperanças de todos os homens. Eles estão como no coração do mundo, vivem dentro do coração da Igreja", adicionou.

"O serviço que a vida contemplativa disposta à Igreja –continuou o Prelado– em ordem à evangelização é insubstituível: Sem a oração e contemplação, nosso esforço seria vão e nossa esperança sem fundamento. Esta é a razão pela que recorro a vocês, queridas religiosas contemplativas, porque sei que vivem em verdadeiros cenáculos contemplativos e estão abertas a ajudar os outros".

Finalmente, o Bispo de Cádiz e Ceuta pediu à Virgem Maria "modelo da vida consagrada e mulher eucarística, que abençoe seus monastérios com abundantes vocações e obtenha para vocês a fidelidade em sua santa vocação, para glória de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo".