O Bispo de São Luis, Dom. Jorge Lona, advertiu que a imprensa “anti-católica” tergiversou as declarações do Secretário da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) sobre os preservativos e logo publicou o desmentido da CEE como um “retrocesso”.

“Há um grande setor dos meios de comunicação internacionais que estão contra a Igreja e tratam de confundir às pessoas sobre qual é nossa posição”, declarou o Bispo ao Diário da República.

Segundo Dom Lona, todo o incidente se deveu a uma “má interpretação jornalística” intencional, tratou-se “evidentemente de uma interpretação à superficial” e não é casualidade que a “suposta notícia” tenha dado a volta ao mundo rapidamente.

Sua diocese tem previsto reproduzir este fim de semana em seu boletim semanal “Ave Maria”, o comunicado explicativo que emitiu a CEE.

“Ali se esclarece com as palavras dos responsáveis e os protagonistas deste fato, que são os membros da CEE, o que é  que aconteceu realmente”, indicou Dom Lona.

O Bispo reiterou “a mesma posição da Igreja Universal, que o preservativo não presta segurança, tende a transmitir uma conduta permissiva em matéria sexual e é radicalmente imoral”.

Para o Prelado, está demonstrado que todas as campanhas que se apóiam no uso do preservativo como elemento fundamental, estão destinadas ao fracasso.

“Os elementos fundamentais da luta contra o AIDS devem ser a abstinência e a fidelidade conjugal. Isso é o que faz seguro que as pessoas não se contagiem, o outro é suscetível de falhar e fracassar com conseqüências fatais”, adicionou.