A Rede Ponte Democrática Latino-americana criou o “Prêmio à Abertura Democrática em Cuba” e decidiu conceder o primeiro galardão à iniciativa cidadã conhecida como Projeto Varela.

Em sua Página Web, a Rede explica que o Prêmio destaca “o trabalho dos cubanos que, apesar de tão grandes obstáculos, tentam que seus compatriotas possam iniciar o caminho para uma transição à democracia”.

Do mesmo modo, adverte que “o governo cubano estabeleceu um regime de partido único que reprime o exercício das liberdades democráticas e impede qualquer tipo de transformação política pacífica. Toda reclamação de abertura em Cuba implica ter grande valentia e assumir enormes riscos”.
O jurado esteve integrado pelo Ex-presidente do Chile Patrício Aylwin, a senadora Soledad Alvear, o deputado Patrício Walker e a peruana Lourdes Flores Nano.

A Rede assegura que o Projeto Varela é uma iniciativa que obteve “um apoio cidadão sem precedentes dentro da ilha e uma grande repercussão internacional” além de ser “uma das iniciativas pacíficas dentro de Cuba que sofreu o maior custo em quantidade de membros e extensão das condenações durante a onda repressiva de março de 2003”.

“Neste reconhecimento ao Projeto Varela, o jurado faz extensivo o mesmo a todas as iniciativas dentro de Cuba que mediante métodos não violentos promovem a abertura política e com ela o respeito às liberdades democráticas fundamentais”, acrescentou.

A Rede Ponte Democrática Latino-americana tem como missão “promover a democracia e os direitos humanos na América Latina através da geração de laços de solidariedade, diálogo e reflexão entre diversas pessoas e entidades da sociedade civil que já estão comprometidas em seus países com os valores democráticos e orientando-se preferencialmente para aquelas realidades onde se sofrem maiores restrições e ameaças à integridade das pessoas, ao estado de direito e o exercício pleno das liberdades fundamentais”.