O Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco, comentou que a multitudinária manifestação de domingo na Praça de São Pedro, que reuniu 200 mil pessoas, é uma amostra de afeto e agradecimento dos católicos pelo "sim" do Papa Bento XVI de amor pela Igreja, pela Itália e por toda a humanidade.

O Cardeal comentou que esta massiva reunião "é um sinal muito singelo e humilde, mas certamente convencido e eloqüente do amor que a Igreja na Itália, mas acredito que de todo mundo, tem pelo Santo Padre". Em resposta a uma pergunta aos jornalistas sobre se este evento era um "não" aos ataques contra o Papa, o Cardeal Bagnasco indicou que era mais um "sim" ao Pontífice por seu amor a toda a humanidade.

Depois de comentar que pelo Papa "a todos alenta a uma renovação espiritual", o também Arcebispo de Gênova disse que "as situações dolorosas causadas por alguns membros do clero fazem sofrer o coração do Santo Padre e o da Igreja, mas não devem obscurecer a bondade e a dedicação da maior parte de sacerdotes e religiosos".

Antes da oração presidida pelo Presidente da CEI momentos antes do Regina Caeli, um orador que anunciava a oração disse aos presentes na Praça de São Pedro: "convocados pela fé e o amor nos reunimos porque queremos nos manifestar visivelmente em torno a Bento XVI como filhos com seu pai. Queremos rezar com ele e por ele, desejosos de apoiá-lo em seu esforçado ministério. É uma oração para fazer eficaz e visível a proximidade de toda a Igreja ao Santo Padre e aos que sofreram por causa daqueles que deviam ser imagens de Cristo o bom Pastor, e também para expressar estima e confiança aos sacerdotes".

O Cardeal Bagnasco, presidindo a liturgia da Palavra, disse logo que a Igreja "fiel à sua missão deve ser purificada do pecado de seus filhos". Para quem sofre, o Cardeal invocou "justiça e consolo, para que, participando da vida da Igreja, purificada pela penitência, possam redescobrir o infinito amor de Cristo".