Mais de 90 mil fiéis compareceram à missa de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Esta foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, e concelebrada por centenas de bispos e padres de todo o Brasil. Ao final da celebração o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, entregou nas mãos do cardeal Hummes uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, como presente para o papa Bento XVI. O presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha convidou a todos ao 17º CEN que será realizado em Belém do Pará pelos 400 anos da cidade.

Segundo a informação transmitida pela CNBB através da sua página web, o cardeal Dom Cláudio Hummes, afirmou em sua homilia que o “16º Congresso Eucarístico Nacional manifestou que a eucaristia é o centro da Igreja e da vida dos cristãos”. Ele também assinalou Jesus Eucarístico como “força do discípulo e missionário”.

Lembrando palavras do papa Bento XVI sobre o dom da eucaristia, o cardeal destacou que “a eucaristia tem tudo a ver com o domingo” e que os fiéis não podem deixar de participar da eucaristia no dia do Senhor. “Domingo sem missa não é um domingo completo”, sublinhou o enviado do Papa.

Dom Cláudio também lembrou a figura dos mártires brasileiros, os quais ele disse ser “uma das maiores glórias da Igreja no Brasil” – e convidou os brasileiros a seguirem o mesmo exemplo de “testemunho privilegiado do Evangelho”.

O purpurado concluiu sua homilia ressaltando que o encerramento da missa não é o fim do Congresso Eucarístico, mas um novo começo para a Igreja. “O encerramento dessa missa representa um novo impulso para anunciarmos o Cristo para todas as criaturas”, afirmou.

Por sua parte o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu a participação de todos os bispos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis – presentes durante os quatro dias de Congresso. De modo especial, ele dirigiu uma saudação de agradecimento ao arcebispo metropolitano de Brasília, dom João Braz de Aviz, pela organização do Congresso.

Dom Geraldo também anunciou o local de realização do próximo Congresso Eucarístico: “Quero vos lembrar que a CNBB aprovou a realização do 17º Congresso Eucarístico Nacional, que será em Belém (PA) – por ocasião do 4º centenário da cidade de Belém”.

O arcebispo de Brasília, Dom Braz de Aviz, entregou nas mãos de dom Cláudio Hummes uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, um presente do Congresso Eucarístico ao papa Bento XVI. O cardeal foi presenteado com um cálice e uma patena, personalizados com a logomarca do CEN-2010. Uma chuva de pétalas de rosas vermelhas, jogadas de dois helicópteros do exército brasileiro marcaram a conclusão do o 16º Congresso Eucarístico Nacional que teve início no dia 13 deste mês.