Em um artigo que será publicado no próximo 20 de maio no jornal The Catholic Sun, o Bispo de Phoenix (Arizona), Dom Thomas J. Olmsted, advertiu que a atual lei aprovada neste estado norte-americano não respeita a dignidade dos imigrantes e deixa muito mais clara a necessidade de uma urgente reforma migratória no país.

Em sua reflexão, o Prelado recorda o mandamento de Cristo de amá-los uns aos outros, e como este deve observar-se na vida social. "Como pastor velando pelo rebanho que me foi confiado, vejo uma grande multidão de fiéis de muitas raças e nações. Minha primeira preocupação é a salvação de cada uma das almas. Há muitas ameaças à dignidade da pessoa humana. O não-nascido, o doente, o ancião, o pobre e o migrante são com freqüência os mais vulneráveis", assinalou.

Diante destes, continuou Dom Olmsted, os que acreditam em Cristo devem ter uma principal preocupação para seguir o mandamento de Cristo. "Em nosso tempo é necessário recordar este chamado ao amor, especialmente à luz da controvérsia muito propagandeada que carregou de emoções o debate ao redor da assinatura da lei SB 1070 no Arizona".

"Embora a autoridade civil tem certamente o direito e o dever de regular a imigração ao nosso país, e as pessoas têm o dever de obedecer a lei, o fato de que nosso atual sistema de imigração esteja quebrado e em necessidade de reforma é totalmente claro. Não se serve bem à dignidade de ninguém com o sistema atual".

"A necessidade de uma reforma migratória humana e efetiva em nível nacional se fez dolorosamente evidente uma vez mais", adicionou.

Depois de respaldar o pedido dos bispos dos Estados Unidos para tratar este tema no nível federal, Dom Olmsted recordou que a Igreja "espera e reza ferventemente para que as mentes acalmadas e razoáveis prevaleçam e se encontre uma justa solução para o benefício de todos os filhos de Deus" e assim avançar rumo à ansiada unidade.