Bento XVI chegou nesta a terça-feira a Lisboa para uma visita de quatro dias que o levará também a Fátima e ao Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica desde que há cinco anos foi eleito sucessor de João Paulo II, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

Segundo a informação contida no site oficial da viagem pontifícia (http://www.bentoxviportugal.pt), um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no passado Domingo, durante a saudação inicial da oração “Regina Coeli”.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros do dia 13 com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima.

Ao longo de meses, desde o início formal da visita, em Outubro, a viagem tem sido preparada, pelo lado da Igreja em Portugal, por uma equipe coordenada por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, com comissões distribuídas pelas três dioceses a visitar pelo Papa: Lisboa, Fátima e Porto.
No total, entre autoridades, serviços oficiais, voluntários e colaboradores, a organização da visita mobilizou cerca de 10.000 pessoas.

Sendo o terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e de João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições de Fátima, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido as cerimônias do 13 de Maio em 1996. Ele foi também o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

Esta é a 15ª viagem de Bento XVI fora da Itália, majoritariamente na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal - Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Tcheca (2009) - outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda este ano, o Papa fará mais outras três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.